Blog

Hábito Intestinal e Microbiota

November 26, 2018

Olá meus queridos e minhas queridas, tudo bem??

 

Você presta atenção no seu HÁBITO INTESTINAL, ou seja, consistência das fezes, frequência, sensação de esvaziamento do intestino, força durante a evacuação?  Essas são algumas perguntas que faço para os meus pacientes para identificar UM DOS POSSÍVEIS aspectos que podem influenciar a saúde da microbiota intestinal.

 

Vocês sabiam que alterações do HABITO INTESTINAL e/ou diagnóstico de CONSTIPAÇÃO INTESTINAL estão associados a um desequilíbrio das bactérias intestinais?

Estudo recente mostrou que existem diferenças quantitativas e qualitativas em relação a composição e metabólitos da microbiota ao comparar indivíduos CONSTIPADOS E NÃO CONSTIPADOS.

Observa-se que a presença da CONSTIPAÇÃO pode estar envolvida com menor produção de ácidos graxos de cadeia curta, entre outros metabólitos fundamentais para nutrição e saúde das bactérias benéficas intestinais que exercem funções essenciais a nossa saúde.

 

Por isso, PRESTAR ATENÇÃO no HÁBITO INTESTINAL DIÁRIO, não somente se evacuou ou não, mas na consistência, na sensação após a evacuação, entre outros sinais podem ditar como anda a sua SAÚDE INTESTINAL.

Para uma avaliação mais PERSONALIZADA procure por um Nutricionista.

 

Referência: MANCABELLI et al.,  Unveiling the gut microbiota composition and functionality associated with constipation through metagenomic analyses. Scientific Reports. 2017.

 

Grande beijo da nutricionista,

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

Revista Cláudia - A vida antes da pandemia acabou. Como equilibrar a rotina daqui em diante?

August 18, 2020

1/6
Please reload

Arquivos
Please reload

Siga-me
  • Black Instagram Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now